inova.jor

inova.jor

Conteúdo deve ser o item mais importante na gôndola do varejo do futuro

luizalabs
luizalabs, o laboratório de inovação e tecnologia do Magazine Luiza

Para o varejo, as diferenças entre online e offline estão desaparecendo. Lojas virtuais estão abrindo suas versões físicas, varejistas tradicionais investem em interações digitais e novas ferramentas permitem que lojas sejam tão mensuráveis quanto um e-commerce. O consumidor, por sua vez, está cada vez mais ativo na busca por informações, melhores preços e a hora certa para comprar um produto.

Com os bons resultados das vendas online e o crescente aumento de transações realizadas em dispositivos móveis, há uma oportunidade significativa para o setor otimizar a experiência de compra. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope Conecta, 29% das compras online no Brasil são realizadas em smartphones, e os tablets representam 12%. Os mais jovens são os que mais preferem comprar pelo smartphone com 42%.

O estudo também destaca a importância para o consumidor de obter informações como oportunidades e promoções, além da facilidade na busca de preços que a tecnologia proporciona, até mesmo se estiver dentro da loja, por meio dos dispositivos móveis.

Para aproveitar o melhor momento de compra, o Magazine Luiza criou o Bob, uma aplicação de Big Data, que coleta informações nos canais online, site, mobile e lojas da empresa, e transforma em conteúdo customizado para o consumidor. A aplicação é responsável por todas as recomendações de produtos do magazineluiza.com, entregando sugestões de compras também por e-mails e via redes de display.

O Bob é um dos projetos criados pelo luizalabs, um laboratório de tecnologia e inovação do Magazine Luiza, com o objetivo de criar produtos e serviços com foco no varejo e na melhoria da experiência de compra.

Varejo e conteúdo estão cada vez mais integrados. Até 2005, varejistas viram o comportamento do consumidor mudar com a possibilidade de encontrar as melhores ofertas em mecanismos de busca. Após esse período, com o crescente sucesso da redes sociais, a jornada do cliente ganhou mais um caminho na internet. Agora, uma nova batalha por espaço na decisão de compra está começando: as empresas devem investir em dados e conteúdo para ser a melhor recomendação dos aplicativos no estilo de assistentes pessoais como Google Now, Siri e Cortana.

 

Humanização no varejo do futuro

A digitalização do varejo e o Big Data não resolvem a questão de relacionamento humanizado. Essa preocupação já está na lista das empresas que investem em tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente.

A startup Stitch Fix, uma varejista online que mistura Big Data com um toque humano, está mudando a forma como as mulheres compram roupas. A cliente preenche um formulário no site sobre seu estilo e hábitos, e os dados são colocados em um software que compara as informações recebidas com o perfil de diversas pessoas semelhantes para prever quais peças de roupas ela vai querer comprar.

Estilistas da Stitch Fix finalizam a sugestão com indicações pessoais e, por um valor de 20 dólares, as clientes recebem um caixa personalizada pelo correio com algumas peças de roupa e acessórios. Se decidir comprar alguma das peças, o valor da consultoria é abatido do total da compra realizada.

 

Foto: luizalabs

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Por que sua cidade precisa de um sistema operacional

PORTO ALEGRE Imagine um sistema operacional como Windows, Linux, Android ou iOS implementado na sua cidade, transformando-a num ambiente de serviços públicos totalmente conectados. Esse modelo aparentemente futurista é o que a PUCRS pretende criar nos próximos anos em Porto Alegre. O conceito de sistema operacional de cidade já está sendo implementado[…]

Leia mais »

Consultoria premia empreendedores da saúde

Empreendedores com projetos para melhorias na área de saúde podem concorrer a R$ 50 mil e ao auxílio de especialistas para levar a ideia ao mercado. Promovido pela consultoria Everis, o Prêmio Empreenda Saúde está na segunda edição, com inscrições até 29 de agosto. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami