inova.jor

inova.jor

Empreendedores enfrentam a crise via internet

A Locaweb registrou um aumento na demanda por serviços de hospedagem de sites / Renato Cruz/inova.jor
A Locaweb registrou um aumento na demanda por serviços de hospedagem de sites / Renato Cruz/inova.jor

A crise tem incentivado o empreendedorismo digital no Brasil. O País tem hoje, segundo o Registro.br, 3,8 milhões de domínios registrados. Há um ano, eram 3,6 milhões.

Raquel Dalastti, gerente de Marketing de Produtos  IaaS e PaaS da Locaweb, afirma que a empresa têm registrado crescimento forte nos serviços de hospedagem de sites, incentivado pelo surgimento de novos empreendedores.

“O novo empreendedor cria uma operação digital por saber que o investimento inicial é menor, com menos despesas fixas”, explica Raquel. “Conseguimos bater as metas de faturamento nos primeiros três meses deste ano.”

Um estudo divulgado recentemente pelo Sebrae mostrou avanço na criação de empresas no Brasil. A taxa total de empreendedorismo no País passou de 34,4% em 2014 para 39,3% no ano passado.

Isso quer dizer que 52 milhões de brasileiros, com idade de 18 a 64 anos, estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio.

O avanço aconteceu principalmente em empreendedores iniciais, que passaram de 17,2% em 2014 para 21%.

A taxa de empreendedores motivados por oportunidades, no entanto, caiu. De 2012, ela esteve próxima de 70%, ficando em 56,5% no ano passado.

O aumento do percentual de empreendedores por necessidade pode ser visto como um reflexo da crise econômica.

Divulgação

Raquel Dalastti destaca a importância, para os novos empreendedores, de conhecer conceitos de divulgação dos seus sites, como SEO (sigla em inglês de otimização para mecanismos de busca) e campanhas em redes sociais.

“As pessoas não vão chegar milagrosamente na sua página”, afirma a gerente da Locaweb.

Especializada em marketing digital, a Predicta, que pertence ao Grupo RBS, aposta em pequenas e médias empresas para crescer neste ano. “Esse é mercado promissor”, diz Henrique Paulino, gerente comercial da empresa.

A Predicta fechou recentemente um acordo com o MercadoShops, unidade de lojas online do MercadoLivre. “O MercadoShops tem 15 a 20 mil pequenos ecommerces”, destaca Paulino. “Um deles, com quem trabalhamos, fatura de R$ 200 mil a R$ 250 mil por mês vendendo bonecos colecionáveis, e gasta de R$ 6 mil a R$ 7 mil em campanhas.”

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Motorista do Uber em Bogotá

‘Unicórnios’ são cada vez mais comuns no setor de tecnologia

Startups de tecnologia com capital fechado e valor de mercado maior do que US$ 1 bilhão costumavam ser chamadas de “unicórnios”, por causa de sua raridade. Nos últimos anos, as companhias iniciantes têm adiado cada vez mais sua primeira oferta de ações, o que fez com que o total de “unicórnios”[…]

Leia mais »
Startups selecionadas podem passar por processo de aceleração com acompanhamento da ACE / Divulgação

ACE seleciona startups para aceleração

A ACE está com inscrições abertas para seu primeiro programa de aceleração de 2018. Neste ano, a aceleradora recebeu mais de 2 mil inscrições, e selecionou 40 startups em três turmas. As empresas selecionadas receberão um aporte de R$ 150 mil. E as que cumprirem em 100% os requisitos do[…]

Leia mais »

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami