inova.jor

inova.jor

Conheça Marea, o cabo submarino da Microsoft e do Facebook

Marea: Gigantes de tecnologia investem em estrutura de transmissão de dados / Alexandre Delbos/Creative Commons
Gigantes de tecnologia investem em estrutura de transmissão de dados / Alexandre Delbos/Creative Commons

Microsoft e Facebook se uniram para construir um cabo submarino para transmissão de dados entre Estados Unidos e Espanha. O projeto, chamado Marea, tem como objetivo sustentar o tráfego de internet entre os continentes.

Com conclusão prevista para 2017, o Marea será a estrutura de fibra óptica de maior capacidade no Oceano Atlântico. Com largura de banda de 160 terabits por segundo, o cabo também vai distribuir dados para redes na África, Oriente Médio, Ásia e restante da Europa.

A iniciativa vai ajudar as duas empresas a atender uma crescente demanda por serviços na nuvem e consumo de dados.

A Microsoft investe em infraestrutura para suas mais de 200 aplicações em nuvem, incluindo Bing, Office 365, Skype, Xbox Live e a plataforma Azure. Já o Facebook pretende melhorar a experiência de aplicações como vídeos ao vivo.

O cabo será administrado  pela Telxius, uma subsidiária da espanhola Telefónica, especializada em infraestrutura de telecomunicação.

Em 2007, a Microsoft adquiriu uma participação de 1,6% do Facebook por US$ 240 milhões.

Independência de infraestrutura

Outras gigantes de tecnologia investem em cabos submarinos para oferecer serviços cada vez mais rápidos e confiáveis. Em 2010, a Google inaugurou uma unidade que liga os EUA e o Japão. A empresa também investiu em uma estrutura que liga os Estados Unidos ao Brasil e uma rede de cabos que ligam várias partes da Ásia.

A Amazon anunciou este ano que vai investir em cabos submarinos. A grande varejista quer garantir ao seu serviço de cloud o maior número de opções globais para hospedar a infraestrutura de seus clientes.

Cerca de 99% do tráfego de dados intercontinentais são feitos por meio de cabos submarinos.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

O atendente virtual Poupinha faz agendamentos para os postos do Poupatempo / Divulgação

Quando os robôs chegam ao serviço público

O Poupinha é um atendente que, entre 28 de dezembro e 16 de julho, concluiu 823 mil agendamentos do Poupatempo, rede de postos de serviço do governo de São Paulo. Ele é um chatbot, robô de bate-papo que atende no site do Poupatempo e no Messenger, do Facebook. No mesmo[…]

Leia mais »

Nextel: ‘Consideramos amigas as empresas de internet’

Você acha difícil entrar em contato com a operadora de telefonia móvel para mudar o plano? A Nextel quer tornar totalmente digitais os processos de contratação, pagamento e controle do pacote de dados. A empresa anunciou hoje (6/12) o Happy, plano flexível que tem como base um aplicativo. Ele é ativado no momento em que[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami