inova.jor

inova.jor

Por que a AT&T decidiu comprar a Time Warner

A HBO, que produz séries como Westworld, pertence à Time Warner, alvo de compra da AT&T / Reprodução
A HBO, que produz séries como Westworld, pertence à Time Warner, alvo de compra da AT&T / Reprodução

Ontem (22/10), a AT&T, maior operadora de telecomunicações dos Estados Unidos, anunciou a compra do grupo de mídia Time Warner, por US$ 85,4 bilhões.

Além do estúdio de cinema dono de franquias como Batman e Harry Potter, a Time Warner controla canais como HBO, CNN e Cartoon Network.

O negócio ainda precisa ser aprovado pelas autoridades regulatórias, o que não deve ser um processo fácil. A principal operação da AT&T no Brasil é a empresa de TV paga Sky.

O anúncio foi feito num momento em que as operadoras de telecomunicações buscam novas fontes de receita, diante da conclusão de que o negócio de conectividade tem se mostrado cada vez menos sustentável.

Uma parte crescente do dinheiro gerado pelas comunicações vão para empresas de internet como Google, Facebook e Netflix, e as companhias de infraestrutura enfrentam dificuldades para remunerar suas redes.

Para fazer frente às gigantes da internet, as operadoras de telecomunicações norte-americanas decidiram verticalizar suas operações e investir em conteúdo.

Outro exemplo desse movimento foi o anúncio em julho da compra do Yahoo pela Verizon, operadora que já é dona da America Online (AOL) e do Huffington Post.

Operações verticais

Segundo estudo da EY, no ano passado, as teles perderam 8% de seu faturamento de voz para os serviços chamados over-the-top (OTTs), prestados via internet.

Entre 2005 e 2012, o volume de chamadas celulares caiu pela metade dos Estados Unidos.

Divisão do mercado de telecomunicações em 2015 / EY

No ano passado, os serviços via internet, conteúdo e publicidade já ficaram com 10% das receitas das telecomunicações.

Na cadeia de valor do setor, essa foi uma das duas únicas áreas que cresceram, ao lado de varejo e distribuição.

O avanço das teles depende hoje da verticalização de suas operações, principalmente em conteúdo e serviços via internet.

Executivos de telecomunicações apontam os serviços de TV e vídeo como os mais promissores para aumentar a receita

Na pesquisa da EY, feita antes do anúncio da aquisição, executivos de telecomunicações apontaram a área de TV e vídeo como a mais promissora para obter crescimento de receitas.

Esse interesse em vídeo de qualidade não é exclusividade das operadoras. Ele é essencial em serviços por assinatura e também valoriza a audiência na venda de publicidade.

Em agosto, o BuzzFeed anunciou suas reestruturação em duas unidades: notícias e entretenimento, ambas com foco na produção de vídeo.

Poder de mercado

A grande questão da fusão entre AT&T e Time Warner é a concentração de poder de mercado, principalmente nos Estados Unidos.

Entidades de defesa do consumidor e concorrentes temem que a nova empresa poderia dificultar o acesso de competidores ao seu conteúdo, ou tornar mais fácil o acesso de consumidores ao conteúdo próprio nas suas redes.

Num momento que empresas como Google e Facebook oferecem facilidades que substituem serviços tradicionais de telecomunicações, as teles veem o conteúdo como um ativo estratégico para enfrentar a competição.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Os usuários esperam acesso instantâneo e experiência consistente com aplicativos de negócio / Mikael Hvidtfeldt Christensen/Creative Commons

Como fazer uma boa gestão de desempenho de aplicações

Imagine ir à uma consulta médica porque está com dor de garganta. Seu médico examina sua boca, pede para dizer “ahhhh”, confirma que sua garganta está vermelha e prescreve uma série de remédios. Por mais curioso que pareça, este exemplo é muito similar ao uso de ferramentas legadas de monitoramento[…]

Leia mais »
Nosso cérebro espelha o que somos e somos o que ele permite ser / Pedro Gabriel Ferreira/Creative Commons

Como o uso de aplicativos afeta o cérebro

O contato com aplicativos e dispositivos é cada dia mais comum para todo tipo de gente, de todas as idades. Um contato intenso, que, muitas vezes, deixa as pessoas isoladas, absorvidas em casulos imaginários, de olhos fixos em telas de todos os tamanhos. Não há lugar ou limite: pode ser na espera de[…]

Leia mais »

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami