inova.jor

inova.jor

O que falta para aumentar a pesquisa na indústria farmacêutica

Farmacêutica: A empresa brasileira Blanver aposta em inovação para melhorar produtos já existentes / Divulgação
A empresa brasileira Blanver aposta em inovação para melhorar produtos já existentes / Divulgação

A saúde é um setor intensivo em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os investimentos da indústria farmacêutica, no entanto, devem crescer pouco nos próximos anos.

O relatório 2016 Global Life Sciences Outlook, da Deloitte, analisou as perspectivas globais do setor farmacêutico.

Segundo o estudo, os gastos de P&D devem subir somente 2,4% entre 2013 e 2020, chegando a US$ 162 bilhões, abaixo do crescimento projetado para as vendas.

No Brasil, a crise econômica e a variação cambial tornam esse cenário ainda mais difícil.

O País é considerado terreno fértil para essas pesquisas. A característica multirracial da população e o vasto potencial biológico do ambiente são fatores considerados determinantes para a produção de novos medicamentos.

Inovação incremental

A dificuldade atinge até mesmo empresas consolidadas no mercado internacional, como a Blanver.

Criada na década de 1980, é uma das três principais produtoras do mundo de excipientes, substâncias usadas na produção de medicamentos e alimentos.

A empresa farmacêutica tem participação de 13% no mercado mundial, exportando 70% do que produz. Apesar de ser uma companhia consolidada, tem dificuldades em apostar e investir em novos produtos.

“Investimos 10% do nosso faturamento em P&D, mas a maioria das nossas inovações é para melhorar nossa produção e medicamentos já existentes”, afirma o presidente da Blanver, Sérgio Frangioni.

A direção de investimentos para esse tipo de pesquisa é resposta a uma necessidade do próprio governo, um dos principais clientes dos produtos farmacêuticos da Blanver no Brasil.

Segundo Frangioni, parte das pesquisas é focada na diminuição de custos dos medicamentos para que a empresa seja uma fornecedora competitiva dentro do próprio País.

“O próprio governo sabe que não dá para comparar os nossos produtos e nossa tecnologia com produtos importados, não temos as mesmas condições. Não dá para ser competitivo com o câmbio que temos hoje”, diz.

Novas moléculas

A expectativa não está em grandes investimentos em inovação radical, para descobrir novas moléculas, em 2017.

“Hoje uma empresa como a nossa não tem condições de investir em diversas frentes. Por isso, apostamos apenas em um ou dois produtos de inovação radical. O nosso maior investimento deve se manter em inovação incremental, focado na nossa linha de produto”, completa o presidente da Blanver.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

O que levaria você a trocar de computador?

A maioria dos usuários brasileiros não compra computadores há, pelo menos, quatro anos. Segundo pesquisa da Intel, 30 milhões de computadores usados hoje no País foram comprados entre 2009 e 2012. David Gonzales, presidente da Intel no Brasil, afirmou que a demora pela troca dos aparelhos pode prejudicar o próprio usuário.[…]

Leia mais »
Jason Chen, presidente mundial da Acer, visita o Brasil

Acer estuda lançar smartphone no Brasil

A Acer apresentou hoje, em São Paulo, cerca de 30 produtos novos, como notebooks conversíveis e computadores portáteis voltados para gamers. O lançamento de hoje também marcou a entrada da empresa em mais um mercado no País, de projetores. Em visita ao Brasil, Jason Chen, presidente mundial da empresa, falou bastante sobre mobilidade.[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami