inova.jor

inova.jor

Quais são as melhores práticas para publicar dados na Web

Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons
Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons

O World Wide Web Consortium (W3C) lançou um documento de referência com recomendações para a publicação de dados na Web.

Intitulado Boas Práticas para Dados na Web, o documento foi redigido por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O documento mostra como profissionais envolvidos com gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados podem descobrir, acessar e processar dados de uma forma mais eficiente.

São detalhados tópicos como metadados, qualidade e proveniência dos dados, licença e uso.

A metodologia envolveu coleta de casos sobre uso de publicação de dados na Web de diferentes partes do mundo, consultas públicas e a participação da comunidade Web.

O texto está disponível na íntegra em inglês. A tradução para português será lançada em breve.

O W3C é uma comunidade internacional que desenvolve padrões abertos para a Web, liderada pelo criador da tecnologia, Tim Berners-Lee.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Evento no Senac Lapa Scipião oferece mentoria gratuita para projetos digitais / Divulgação

Senac oferece mentoria gratuita para projetos digitais

Estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o Brasil podem inscrever seus trabalhos no 3º Pitching de Projetos de Mídias Digitais e Transmídia. O prazo termina em 24 de maio. O evento é uma parceria entre o Senac São Paulo e a Associação EraTransmidia. Serão selecionados 10 projetos, e[…]

Leia mais »
Blade Runner 2049 amplia questões colocadas pelo clássico de 1982 / Reprodução

Blade Runner 2049 questiona limites da vida artificial

No conto “Upon the Dull Earth” (“Sobre a Terra Desolada”, numa tradução livre), Philip K. Dick conta a história de Silvia, que, usando sangue de cordeiro, consegue invocar anjos, seres gigantes de outra dimensão, de asas brancas. Um dia, Silvia se fere acidentalmente, atrai esses anjos e tem seu corpo[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami