inova.jor

inova.jor

Nokia anuncia Mika, assistente virtual para operadoras de telecomunicações

Primeira assistente virtual da Nokia promete ajudar operadoras de telecom / Domínio Público
Primeira assistente virtual da Nokia promete ajudar operadoras de telecom / Domínio Público

A primeira assistente virtual que funciona com inteligência artificial da Nokia não segue os passos da Siri ou da Alexa, que são serviços para o consumidor.

Ela foi criada exclusivamente para tornar o trabalho das operadoras de telecomunicações mais eficaz.

Chamada Mika (sigla em inglês de assistente de conhecimento intuitivo multifuncional), foi desenhada para ajudar engenheiros a encontrarem informações e maneiras de resolver problemas nas redes de telecomunicações. Ela funciona por comandos de voz, como interface de rede ou no celular.

A assistente combina inteligência aumentada com aprendizado automatizado para fornecer acesso a ferramentas, documentos e recursos de dados.

Ela também fornece recomendações baseadas em problemas vistos em outras redes, através da biblioteca de conhecimento do Nokia Ava, plataforma de serviços cognitivos que reúne com um repositório de práticas coletadas de projetos no mundo inteiro.

Segundo a empresa, a Mika pode economizar mais de uma hora por dia do tempo gasto em pesquisas dos engenheiros de telecomunicações.

Previsão de reparos

Além de Mika, a empresa finlandesa também vai lançar o Predictive Repair, o primeiro serviço para prever falhas de hardware na indústria das telecomunicações.

O serviço faz previsões com até 14 dias de antecedência e 95% de precisão, e estará disponível para operadores que utilizam equipamentos da Nokia em 3G e 4G.

A assistente digital Mika será apresentada durante Mobile World Congress 2017, evento realizado de 27 deste mês a 2 de março em Barcelona. O Nokia Predictive Repair estará disponível para testes no próximo mês.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Apple é a marca mais valiosa Divulgação

Qual é o valor das marcas brasileiras de tecnologia

A Interbrand divulgou o ranking das marcas mais valiosas do Brasil. Nos cinco primeiros lugares estão três bancos e duas cervejarias: Itaú – R$ 28,196 bilhões (+6%); Bradesco – R$ 22,113 bilhões (+18%); Skol – R$ 16,040 bilhões (+8%); Brahma – R$ 11,200 bilhões (+5%); e Banco do Brasil –[…]

Leia mais »
Showroom da Oi em São Paulo tem demonstrações de internet das coisas e big data / Renato Cruz/inova.jor

Como o big data das telecomunicações pode ajudar as cidades

A análise das informações recolhidas pelas operadoras de telefonia móvel, como as mudanças na localização dos clientes durante o dia, abre uma grande possibilidade de melhora da vida nas cidades. Problemas de áreas como mobilidade urbana, educação, trabalho, turismo e segurança podem ser mais bem entendidos a partir do tratamento[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami