inova.jor

inova.jor

Aos 150 anos, Voith aposta na transformação digital

A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação
A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação

Fundada em 1867, a Voith fortalece sua presença no mundo digital. O grupo alemão fornece máquinas para setores como energia, petróleo e gás, papel, extração de matérias-primas e transporte e automotivo.

Recentemente, criou a divisão Digital Solutions, que reúne suas operações de tecnologia da informação, automação, software e sensoriamento.

Diante de tendências como internet das coisas e big data, o desenvolvimento de software torna-se cada vez mais importante, mesmo para fabricantes de máquinas.

A Voith planeja investir € 100 milhões de euros nos próximos dois anos em produtos digitais.

Mercado digital

Roland Münch, da Voith / Divulgação
Roland Münch, da Voith / Divulgação

No mês passado, Roland Münch, presidente do conselho de administração da nova divisão, visitou o Brasil e conversou com o inova.jor sobre a aposta da Voith na transformação digital.

“A aplicação do conhecimento que temos da indústria a modelos de negócios adequados na área de ciberfísica gera enorme potencial de crescimento”, afirmou o executivo. “Essa é nossa abordagem na Voith Digital Solutions.”

Um resultado da nova divisão é a plataforma merQbiz, primeiro mercado digital de papel reciclado dos Estados Unidos, criado em parceria com a Boston Consulting Group (BCG) Digital Ventures.

A Voith tem oferecido soluções de indústria 4.0, que combinam a automação com tecnologias como computação em nuvem, análise de dados, aprendizado de máquina e internet das coisas, inclusive no Brasil.

O conceito Papermaking Next Level busca criar processos industriais mais inteligentes, rentáveis e sustentáveis em toda a cadeia do papel.

Monitoramento acústico

Outro exemplo é o sistema de monitoramento HyGuard Acoustic, que identifica possíveis falhas em máquinas a partir do som que elas fazem.

O projeto está sendo realizado em parceria com um operador global de usinas hidrelétricas.

A Voith é uma das maiores empresas familiares da Europa, com 19 mil colaboradores, faturamento de € 4,3 bilhões e presença em mais de 60 países.

A companhia está presente no Brasil desde 1964. São Paulo foi a primeira cidade a receber uma operação do grupo fora da Europa.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

No Rio, a região portuária recebeu uma série de novos serviços digitais / Renato Cruz/inova.jor

Por que nossas cidades precisam ser mais inteligentes

Entre os principais desafios das grandes cidades do mundo está a mobilidade urbana. Seja pela dificuldade cada vez maior para se deslocar, pela quantidade crescente de automóveis ou pela escassez de locais para estacionar os veículos, ver-se livre desses problemas exige, no curtíssimo prazo, mudar de endereço e escolher uma[…]

Leia mais »

Avanço das comunicações móveis exige evolução da indústria

Muitos provavelmente se lembram de quando receberam sua primeira mensagem de texto ou baixaram sua primeira página num celular. Hoje, um celular pode baixar vídeos de alta resolução em segundos e oferecer uma taxa de transferência de dados mais alta do que seu primeiro laptop. No entanto, o objetivo da[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami