inova.jor

inova.jor

Aos 150 anos, Voith aposta na transformação digital

A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação
A Voith criou um mercado digital de papel reciclado nos Estados Unidos / Divulgação

Fundada em 1867, a Voith fortalece sua presença no mundo digital. O grupo alemão fornece máquinas para setores como energia, petróleo e gás, papel, extração de matérias-primas e transporte e automotivo.

Recentemente, criou a divisão Digital Solutions, que reúne suas operações de tecnologia da informação, automação, software e sensoriamento.

Diante de tendências como internet das coisas e big data, o desenvolvimento de software torna-se cada vez mais importante, mesmo para fabricantes de máquinas.

A Voith planeja investir € 100 milhões de euros nos próximos dois anos em produtos digitais.

Mercado digital

Roland Münch, da Voith / Divulgação
Roland Münch, da Voith / Divulgação

No mês passado, Roland Münch, presidente do conselho de administração da nova divisão, visitou o Brasil e conversou com o inova.jor sobre a aposta da Voith na transformação digital.

“A aplicação do conhecimento que temos da indústria a modelos de negócios adequados na área de ciberfísica gera enorme potencial de crescimento”, afirmou o executivo. “Essa é nossa abordagem na Voith Digital Solutions.”

Um resultado da nova divisão é a plataforma merQbiz, primeiro mercado digital de papel reciclado dos Estados Unidos, criado em parceria com a Boston Consulting Group (BCG) Digital Ventures.

A Voith tem oferecido soluções de indústria 4.0, que combinam a automação com tecnologias como computação em nuvem, análise de dados, aprendizado de máquina e internet das coisas, inclusive no Brasil.

O conceito Papermaking Next Level busca criar processos industriais mais inteligentes, rentáveis e sustentáveis em toda a cadeia do papel.

Monitoramento acústico

Outro exemplo é o sistema de monitoramento HyGuard Acoustic, que identifica possíveis falhas em máquinas a partir do som que elas fazem.

O projeto está sendo realizado em parceria com um operador global de usinas hidrelétricas.

A Voith é uma das maiores empresas familiares da Europa, com 19 mil colaboradores, faturamento de € 4,3 bilhões e presença em mais de 60 países.

A companhia está presente no Brasil desde 1964. São Paulo foi a primeira cidade a receber uma operação do grupo fora da Europa.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Oi lança aplicativo que permite troca de minutos e dados / Mariana Lima / inova.jor

Operadoras apostam em aplicativos para transformação digital

A transformação digital é considerada fundamental para a competitividade de empresas em diferentes setores da economia. Em mercados mais tradicionais, como telecomunicações e finanças, tornar-se totalmente digital tende a ser ainda mais complicado. A Zup é uma das empresas que oferecem soluções para que operadoras de telecomunicações e bancos deem os primeiros[…]

Leia mais »
Transformação digital: Otto Berkes, diretor de tecnologia da CA Technologies, trabalhou na Microsoft e na HBO / Renato Cruz/inova.jor

‘Transformação digital também é transformação cultural’

Otto Berkes é um especialista em transformação digital. Antes de ser diretor de tecnologia da CA Technologies, foi um dos fundadores do Xbox, responsável pelo ingresso da Microsoft no mercado de videogames, e criador do HBO Now, o serviço de vídeo sob demanda do canal de televisão. Na semana passada, Berkes[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami