inova.jor

inova.jor

Como a inteligência artificial muda o recrutamento e seleção

Economia de tempo é vista como o principal benefício do usa da inteligência artificial no recrutamento / Renato Cruz/inova.jor
Economia de tempo é vista como o principal benefício do usa da inteligência artificial no recrutamento / Renato Cruz/inova.jor

A  inteligência artificial ganha relevância nas atividades de recrutamento e seleção. A tendência foi um dos destaques do estudo Global Recruiting Trends 2018, do LinkedIn.

Setenta e seis por cento dos entrevistados (que incluem brasileiros) consideram que a inteligência artificial terá impacto de pelo menos alguma importância na contratação de pessoas.

As novas tecnologias podem tornar o trabalho dos recrutadores mais rápido e ajudar a perceber coisas que eles não conseguiriam sozinhos.

As principais aplicações da inteligência artificial, segundo a pesquisa, são descobrir candidatos (58%) e fazer a triagem deles (56%).

Os principais benefícios são:

  • economizar tempo (67%);
  • remover viés humano (43%);
  • conseguir candidatos mais adequados para as vagas (31%); e
  • economizar dinheiro, reduzindo o número de recrutadores (30%).

Os recrutadores não acreditam que a tecnologia vá substituí-los, pois a automação só é possível em parte das atividades de recrutamento e seleção.

Menos tempo

O estudo traz casos de uso de inteligência artificial, sendo que alguns deles usam tecnologia do próprio LinkedIn.

É o caso da Intuit, que conseguiu reduzir de 62 para 30 dias do processo de contratação, com um sistema que faz pré-seleção dos candidatos.

A Vodafone usa robôs para analisar entrevistas em vídeo, em que o candidatos respondem a perguntas padronizadas. As máquinas analisam 15 mil características, que incluem linguagem facial e intonação da voz.

No Brasil, 38% dos entrevistados acreditam que a inteligência artificial é uma das principais tendências que vão afetar a contratação de pessoas. No mundo, a média é de 35%.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Com fábrica local, B.blend aposta em inovação aberta

A B.blend, joint venture da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool e da empresa de bebidas Ambev, anunciou hoje (23/8) a inauguração de sua primeira fábrica de cápsulas de bebidas no Brasil. Instalada numa unidade da Ambev em Sete Lagoas (MG), a unidade fabril ocupa 1,6 mil metros quadrados e inicia as operações com[…]

Leia mais »
Apple é a marca mais valiosa Divulgação

Qual é o valor das marcas brasileiras de tecnologia

A Interbrand divulgou o ranking das marcas mais valiosas do Brasil. Nos cinco primeiros lugares estão três bancos e duas cervejarias: Itaú – R$ 28,196 bilhões (+6%); Bradesco – R$ 22,113 bilhões (+18%); Skol – R$ 16,040 bilhões (+8%); Brahma – R$ 11,200 bilhões (+5%); e Banco do Brasil –[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami