inova.jor

inova.jor

Como a inteligência artificial muda o recrutamento e seleção

Economia de tempo é vista como o principal benefício do usa da inteligência artificial no recrutamento / Renato Cruz/inova.jor
Economia de tempo é vista como o principal benefício do usa da inteligência artificial no recrutamento / Renato Cruz/inova.jor

A  inteligência artificial ganha relevância nas atividades de recrutamento e seleção. A tendência foi um dos destaques do estudo Global Recruiting Trends 2018, do LinkedIn.

Setenta e seis por cento dos entrevistados (que incluem brasileiros) consideram que a inteligência artificial terá impacto de pelo menos alguma importância na contratação de pessoas.

As novas tecnologias podem tornar o trabalho dos recrutadores mais rápido e ajudar a perceber coisas que eles não conseguiriam sozinhos.

As principais aplicações da inteligência artificial, segundo a pesquisa, são descobrir candidatos (58%) e fazer a triagem deles (56%).

Os principais benefícios são:

  • economizar tempo (67%);
  • remover viés humano (43%);
  • conseguir candidatos mais adequados para as vagas (31%); e
  • economizar dinheiro, reduzindo o número de recrutadores (30%).

Os recrutadores não acreditam que a tecnologia vá substituí-los, pois a automação só é possível em parte das atividades de recrutamento e seleção.

Menos tempo

O estudo traz casos de uso de inteligência artificial, sendo que alguns deles usam tecnologia do próprio LinkedIn.

É o caso da Intuit, que conseguiu reduzir de 62 para 30 dias do processo de contratação, com um sistema que faz pré-seleção dos candidatos.

A Vodafone usa robôs para analisar entrevistas em vídeo, em que os candidatos respondem a perguntas padronizadas. As máquinas analisam 15 mil características, que incluem linguagem facial e entonação da voz.

No Brasil, 38% dos entrevistados acreditam que a inteligência artificial é uma das principais tendências que vão afetar a contratação de pessoas. No mundo, a média é de 35%.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação

Qual é o papel do marketing na transformação digital

A transformação digital deixou de ser expressão da moda e virou realidade. Segundo a consultoria IDC, até o final de 2019, o investimento global em transformação digital será de US$ 1,7 trilhão, representando um crescimento de 42% sobre 2017. Internet das coisas, blockchain, inteligência artificial, big data, geolocalização e realidade aumentada[…]

Leia mais »

Febre do Pokémon Go traça futuro móvel para Nintendo

Dos três grandes fabricantes de consoles de videogames, a japonesa Nintendo é a empresa que enfrenta a situação mais difícil. Sua máquina mais recente, o Wii U, não obteve o sucesso esperado. Tudo começou a mudar com o lançamento do Pokémon Go, na quarta-feira (6/7). Primeiro jogo para celulares da história da Nintendo, surge 21[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami