inova.jor

inova.jor

Qual é o papel do marketing na transformação digital

Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação
Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação

A transformação digital deixou de ser expressão da moda e virou realidade.

Segundo a consultoria IDC, até o final de 2019, o investimento global em transformação digital será de US$ 1,7 trilhão, representando um crescimento de 42% sobre 2017.

Internet das coisas, blockchain, inteligência artificial, big data, geolocalização e realidade aumentada são tecnologias que já impactam a vida das empresas.

Hoje e amanhã (8 e 9/5), no Proxxima 2018, evento sobre inovação na comunicação e marketing, diversos especialistas discutem quem deve liderar essa transformação nas empresas.

À medida que o consumidor consegue acesso a novas tecnologias, ele altera profundamente suas necessidades, aumentando a expectativa de consumo.

Marcas que não entregam uma experiência dentro desse novo contexto do consumidor, e na velocidade que ele quer, não vão conseguir sobreviver.

“A transformação digital é uma necessidade interna da empresa para responder a algo externo”, afirma Leonardo Cid Ferreira, managing director da Accenture Digital.

Projetos digitais

Como dona da comunicação com o consumidor, a área de marketing deve puxar a transformação digital, segundo os participantes do evento.

As barreiras enfrentadas pelas empresas que entenderam a necessidade de evoluir e acompanhar o novo consumidor é grande.

A transformação depende de mudanças profundas de processos, de pessoas que muitas vezes não estão preparadas para liderar projetos digitais e de encontrar maneiras de oferecer valor ao cliente final.

Diante desse cenário, é comum que o medo prevaleça e muitas marcas adiem sua jornada de mudança.

Ter uma área de marketing com pessoas adaptadas à cultura digital é essencial para buscar soluções, ensinar, organizar e analisar dados, usando a tecnologia a favor do consumidor.

“Se sua empresa ainda não deu o primeiro passo para a transformação digital, comece pequeno, mas comece”, alerta Mauro Segura, diretor de marketing da IBM Brasil.

As organizações não precisam esperar o projeto perfeito para iniciar uma mudança tão importante que pode garantir sua própria sobrevivência.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Renato Cruz, Gustavo Meirelles e Daniel Gonzales conversaram no programa Start Eldorado / Divulgação

Start Eldorado: Como é a transformação digital na saúde

Tecnologias como internet das coisas, análise de dados e impressão 3D revolucionam o setor de saúde. Na quarta-feira (4/3), conversei sobre transformação digital com Gustavo Meirelles, gestor médico do Grupo Fleury, no Start Eldorado. Você pode ouvir o programa abaixo: Quando ouvir O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 22h, na Rádio[…]

Leia mais »

Governo estuda criar ‘Bolsa Banda Larga’

O governo federal estuda dar subsídio a famílias de baixa renda e voucher de instalação de acesso à internet para pequenas e médias empresas. O projeto faz parte de uma série de medidas em estudo para estimular a banda larga no Brasil. As afirmações foram dadas por André Borges, secretário de Telecomunicações[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami