inova.jor

inova.jor

Qual é o papel do marketing na transformação digital

Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação
Proxxima 2018 discute o cenário da transformação digital para o marketing e a comunicação / Divulgação

A transformação digital deixou de ser expressão da moda e virou realidade.

Segundo a consultoria IDC, até o final de 2019, o investimento global em transformação digital será de US$ 1,7 trilhão, representando um crescimento de 42% sobre 2017.

Internet das coisas, blockchain, inteligência artificial, big data, geolocalização e realidade aumentada são tecnologias que já impactam a vida das empresas.

Hoje e amanhã (8 e 9/5), no Proxxima 2018, evento sobre inovação na comunicação e marketing, diversos especialistas discutem quem deve liderar essa transformação nas empresas.

À medida que o consumidor consegue acesso a novas tecnologias, ele altera profundamente suas necessidades, aumentando a expectativa de consumo.

Marcas que não entregam uma experiência dentro desse novo contexto do consumidor, e na velocidade que ele quer, não vão conseguir sobreviver.

“A transformação digital é uma necessidade interna da empresa para responder a algo externo”, afirma Leonardo Cid Ferreira, managing director da Accenture Digital.

Projetos digitais

Como dona da comunicação com o consumidor, a área de marketing deve puxar a transformação digital, segundo os participantes do evento.

As barreiras enfrentadas pelas empresas que entenderam a necessidade de evoluir e acompanhar o novo consumidor é grande.

A transformação depende de mudanças profundas de processos, de pessoas que muitas vezes não estão preparadas para liderar projetos digitais e de encontrar maneiras de oferecer valor ao cliente final.

Diante desse cenário, é comum que o medo prevaleça e muitas marcas adiem sua jornada de mudança.

Ter uma área de marketing com pessoas adaptadas à cultura digital é essencial para buscar soluções, ensinar, organizar e analisar dados, usando a tecnologia a favor do consumidor.

“Se sua empresa ainda não deu o primeiro passo para a transformação digital, comece pequeno, mas comece”, alerta Mauro Segura, diretor de marketing da IBM Brasil.

As organizações não precisam esperar o projeto perfeito para iniciar uma mudança tão importante que pode garantir sua própria sobrevivência.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Por que sua cidade precisa de um sistema operacional

PORTO ALEGRE Imagine um sistema operacional como Windows, Linux, Android ou iOS implementado na sua cidade, transformando-a num ambiente de serviços públicos totalmente conectados. Esse modelo aparentemente futurista é o que a PUCRS pretende criar nos próximos anos em Porto Alegre. O conceito de sistema operacional de cidade já está sendo implementado[…]

Leia mais »
Geotecnologias: A Agrotools quer oferecer serviços em nuvem ao pequeno produtor / Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Creative Commons

Como as geotecnologias ajudam o agronegócio

Quando estava à frente da Intel Brasil, no ano passado, Fernando Martins anunciou a criação, em parceria com a Jacto, do Centro de Inovação no Agronegócio (CIAg), para aplicar conceitos de big data e internet das coisas ao setor. Martins acaba de assumir a presidência da AgroTools, uma empresa brasileira de[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami