inova.jor

inova.jor

Internet das coisas começa a chegar às residências

Internet das coisas: Gustavo Assunção, da Samsung, quer colocar demonstrações de automação residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor
Gustavo Assunção, da Samsung, quer demonstrar internet das coisas residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor

Há 10 anos, fazer automação residencial era muito caro e tecnicamente difícil. Os preços vêm caindo nos últimos anos, mas a complexidade de instalação costuma ser alta.

Fabricantes de eletroeletrônicos buscam resolver esse problema. Um exemplo disso é a QDrive, lava e seca inteligente anunciada ontem (26/7) pela Samsung.

A máquina pode ser programada e controlada pelo celular, tablet ou televisor. A plataforma SmartThings, da fabricante sul-coreana, permite conectar televisor, celular, tablet, lavadora, ar condicionado e geladeira, entre outros equipamentos.

Chamada Family Hub, a geladeira inteligente da Samsung ainda não está disponível no Brasil. A empresa trabalha no desenvolvimento de conteúdo local, para ser acessado da tela na porta do aparelho, antes do lançamento.

“A internet das coisas finalmente está acontecendo”, afirmou Gustavo Assunção, vice-presidente de Eletrônicos de Consumo da Samsung. “Negociamos com varejistas para demonstrar a plataforma nos pontos de venda ainda neste semestre.”

Segundo o IDC, neste ano, o mercado residencial de IoT deve atingir US$ 612 milhões no Brasil. Cerca de 4% das residências possuem algum dispositivo conectado, como câmeras e ar condicionado.

Central de automação

QDrive, da Samsung / Divulgação
QDrive, da Samsung / Divulgação

Para Assunção, o celular deve ser a principal central de controle da casa inteligente, à frente do televisor e do tablet. No smartphone, é possível usar a assistente de voz Bixby para acessar a máquina de lavar.

A assistente ainda não fala português. A versão em idioma local está em desenvolvimento, por enquanto sem previsão de lançamento.

A edição mais recente da pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que, entre os usuários de internet no Brasil, 22% têm televisores conectados.

Com capacidade de 10,2 quilos, a lava e seca QDrive tem preço sugerido de R$ 5,7 mil.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

A rede de supermercados Whole Foods é pioneira na venda de orgânicos / Divulgação

Por que a Amazon comprou a Whole Foods

A Amazon anunciou hoje (16/6) a compra da Whole Foods Market por US$ 13,4 bilhões. O negócio representa um reforço na estratégia de lojas físicas da varejista online e uma ameaça a concorrentes como o Walmart. Quando surgiu em 1994, a Amazon era um site de vendas de livros. Com[…]

Leia mais »
Antonio Quintas, diretor sênior de Mobile da Samsung, apresenta os novos modelos A5 e A7 / Mariana Lima / inova.jor

Samsung investe na marca depois dos problemas com o Note 7

A Samsung vai investir pesado em marketing neste ano para reforçar sua marca no Brasil. A decisão foi tomada depois dos problemas enfrentados em 2016 pelo Galaxy Note 7, um de seus aparelhos de topo de linha, que foi retirado do mercado mundial depois de dezenas de celulares pegarem fogo. “O Brasil é um mercado muito[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami